Os sistemas de Osmose Reversa têm sido cada vez mais utilizado em indústrias no abastecimento de caldeiras e geradores de vapor em larga escala e infelizmente temos observado muitos sistemas sendo construídos sem um dimensionamento e um pré-tratamento corretos.
As Osmose Reversas são equipamentos que produzem água de alta qualidade e pureza para a geração de vapor, porém, caso não sejam observados os cuidados operacionais e o pré-tratamento adequado, podem trazer ainda mais dores de cabeça em seus processos e utilidades.
As membranas de osmose devem ser dimensionadas corretamente de acordo com a qualidade de água que receberá, e, muitas vezes, é mais vantajoso adequá-la ao sistema de OR a ter de trocar as membranas.
Visto isso, é sempre importante observar em dimensionamentos os seguintes pontos que costumam ser críticos em sistemas semelhantes:
– Dureza de Cálcio e Magnésio;
– Ferro;
– Manganês;
– Outros metais;
– Condutividade;
– Cloro Livre.
É comum que os sistemas de Osmose bem dimensionados possuam um pré-tratamento com Filtros de Carvão, Filtros de Areia, Abrandadores e até em alguns casos sistemas de UltraFiltração.
Tais medidas podem reduzir enormemente os custos operacionais com paradas, limpezas químicas e consumo de anti-incrustantes.
Caso venha observando problemas com sua Osmose, não hesite em nos consultar para uma visita para avaliação do sistema.